Entender o cliente é fundamental

Vender é uma atividade que requer mais e mais o componente humano. Não se pode desconsiderar o papel das ferramentas de comunicação. Afinal, para o sucesso em vendas, entender o cliente é fundamental.

Ouvir e entender o cliente é fundamental para o sucesso de seu negócio e a construção de um relacionamento estratégico com seu cliente. Cada cliente é único e cada projeto impõe novas necessidades e limites que devem ser considerados com atenção para que seja elaborada a melhor solução de acordo com a realidade do momento.

Quando trabalhamos vendendo soluções digitais, essa importância é ainda maior já que pode haver dificuldades para se explicar os requisitos e critérios de qualidade bem como entender esses parâmetros sem que outras experiências levem a ideias préconcebidas.

Cabe ao vendedor entender o que o cliente deseja. Isso impõe novos desafios, principalmente em períodos atípicos, como o que vivemento. Veja algumas sugestões para você entender o cliente e aplicar a melhor estratégia de vendas:

  1. Invista continuamente em técnicas de marketing e de vendas. No atual cenário de alta competitividade, ficar parado não vai ajudar em nada para melhorar suas vendas, não importa quanto tempo de experiência você tenha. A atualização é necessária, continuamente! Invista em cursos de marketing e vendas para aprender novas técnicas e ferramentas. Fique por dentro das últimas tendências de marketing e do perfil comportamental dos clientes na era digital.
  2. Constua relacionamento. Hoje, o relacionamento com o cliente começa mesmo antes da venda acontecer. Na verdade, em vários segmentos a venda é decorrente da construção de uma relação de confiança. O papel do vendedor vai além do tradicional, ele precisa ser um verdadeiro consultor para seus prospectos, assim podendo ter acesso a mais informações para identificar oportunidades e oferecer novos produtos e serviços que vão melhorar os resultados do cliente, em um círculo virtuoso.
  3. Ouça de verdade o que o cliente fala. Seus produtos ou serviços não interessam a seus clientes, o que interessa são soluções para seus problemas. Permita que seu cliente se expresse livremente e sem interrupções. Depois de ouvir e entender o problema de seu cliente você vai fazer perguntas direcionadas para esclarecer suas dúvidas. Você só pode entender o cliente se ele falar e você ouvir com atenção.
  4. Conheça seu público. Nunca foi tão fácil obter informações. Em pouco tempo você pode levantar quais os hábitos, gostos e rotinas das pessoas. Pode também fazer um estudo sobre os principais competidores no segmento e saber como eles estão tratando os mesmos problemas. Com essas informações você demonstra interesse em conhecer o cliente e se torna mais preparado para conversar sobre o negócio do seu cliente usando o jargão do mercado.
  5. Utilize ferramentas tecnológicas. Há uma infinidade de ferramentas para a administração de seus prospectos, clientes e projetos. Alguns são mais ou menos sofisticados conforme o valor do investimento e do tempo para sua correta alimentação e operação. Utilizando uma ferramenta de software, facilita para que você consulte de maneira rápida e fácil, sempre que precisar, as informações necessárias sobre determinado cliente para tratar de uma renovação de contrato, por exemplo, aumentando assim, as suas chances de sucesso.

Vender é uma atividade que requer mais e mais o componente humano. Não se pode desconsiderar o papel das ferramentas de comunicação.

Para o sucesso em vendas, entender o cliente é fundamental.