Como aumentar a clientela do seu restaurante

Este artigo Roberto Monteiro apresenta ações para você manter seus atuais clientes e aumentar a clientela do seu restaurante.

O hábito de comer fora está presente na vida de muitos brasileiros, seja pela praticidade de não precisar cozinhar, seja pelo prazer de provar um prato diferente. Surgidos na França no século XVIII, os restaurantes são assim chamados porque vendiam caldos nutritivos aos doentes e os restaurava da enfermidade.

Os empresários e microempresários perceberam que essa atividade pode ser muito lucrativa, por isso existem diversos estabelecimentos que oferecem os mais variados sabores. Para aumentar a clientela eles investem em alguns pontos importantes. Saiba quais são:

  • Equipe especializada. Tenha por perto do seu negócio os melhores profissionais e invista na formação deles, afinal são os garçons que fazem sugestões de pratos, e eles precisam ter um bom discurso para convencer o cliente.
  • Não se esqueça de sempre motivar seus empregados. Um funcionário satisfeito trabalha com muito mais eficiência do que um funcionário infeliz. Saiba como elogiar uma ação, assim como repreender outra.
  • Ambiente confortável. Uma boa iluminação, um ambiente ventilado e cadeiras confortáveis são imprescindíveis para que o cliente se sinta à vontade no restaurante. Disponha as mesas de uma maneira em que haja espaço para a circulação de pessoas para evitar esbarrões e tropeços.
  • Higiene. Mantenha o seu estabelecimento impecável 24 horas por dia. Preste atenção a esse fator e, na hora da limpeza, opte por produtos com aromas suaves para que nada interfira no cheiro da sua comida. Verifique se os banheiros estão abastecidos com papel higiênico e se a toalha de lavabo está em dia. Alguns estabelecimentos apostam em produtos de higiene personalizados, que dão um ar de exclusividade e requinte e podem agradar os clientes mais exigentes.
  • Cardápio com imagens. É comum existir cardápios com nomes difíceis e sem nenhuma ilustração. O cliente acaba optando por aquele prato que ele já conhece, ao invés de provar algo novo que você tem a oferecer. Se você tiver alguma promoção ou combo, informe logo nas primeiras páginas para chamar a atenção de clientes em potencial.
  • Transparência. Trabalhe com produtos de qualidade e deixe que seu cliente saiba disso. Informe que no seu restaurante só se trabalha com comida fresca, por exemplo, e coloque avisos para aumentar a confiança do consumidor. Sempre ouça todas as sugestões com muita atenção, além do cliente se sentir bem atendido com a sua disposição de melhorar, a visão dele pode trazer observações que você nunca tinha imaginado.

 

Roberto Monteiro