Explore os poderes do botão Comprar

botao-comprarImagine a cena: você entra em uma loja online para uma simples espiadinha e, de cara, se encanta por um lindo par de tênis! A paixão à primeira vista faz com que você queira logo levá-lo para casa. No entanto, a dificuldade para encontrar onde firmar a compra é tanta que o amor até passa. Você procura o botão Comprar, procura, procura…e você desiste do casamento.

Pode parecer exagero que um simples botão possa destruir esse namoro. Mas a verdade é que 85% dos brasileiros compram por impulso, segundo dados da consultoria Latin Link. E se sua loja não se aproveitar desse momento em que o coração bate mais forte por determinado produto, a venda pode não acontecer.

Além da localização, a cor do botão Comprar também pode colaborar (e muito) para que ele se destaque no site e chame a atenção do cliente. É claro que cada caso é um caso. Não dá para dizer que azul funciona melhor que amarelo sempre. Mas alguns truques são válidos na hora de tentar capturar este clique.

O botão faz parte do layout da loja e precisa estar em harmonia com todos os elementos visuais do site para que funcione bem. Um teste realizado pela Hubspot, especialista em marketing digital, prova esta teoria.

Em duas páginas idênticas, eles mudaram apenas a cor do botão Comprar. Em uma delas, foi utilizado o vermelho, que inconscientemente leva o consumidor à associação do “pare”. Na outra, o item ficou verde, que simboliza, ao leitor, “siga em frente”.

Mas apesar dessas associações, o botão vermelho recebeu 21% mais cliques que o verde. E sabe por quê? O layout do site já estava carregado de verde em outros itens, e dessa maneira, o botão não se destacou. A outra cor chamou mais atenção do público naquele ambiente.

Analisar a cor do botão separadamente do conjunto é arriscado. No entanto, desde que se faça um estudo levando em conta todo o layout, é possível, sim, tirar vantagem das cores baseando-se no que elas representam para o público.

Veja os sentimentos que especialistas em psicologia dizem que cada cor traz a uma pessoa:

Amarelo – Otimismo e jovialidade.
Vermelho – Energia; causa um sentimento de urgência.
Azul – Confiabilidade e segurança.
Verde – Prosperidade; é a cor processada pelos olhos com maior facilidade.
Laranja – Agressividade; sugere ação.
Preto – Poder e elegância.

Tantas cores te deixam confuso e indeciso? Calma, tem um jeito eficiente para acertar na escolha: testando possibilidades com teste A/B.

Disponibilize duas ou mais versões de uma mesma página, com o elemento a ser testado diferente em cada uma delas.

Para começar, a dica é investir em cores quentes, que costumam chamar mais a atenção do consumidor. Elementos como tamanho do call to action e disposição na página também valem ser testados. Com os resultados em mãos, aposte naquele que trouxe mais conversão.

Já tirou a prova e descobriu qual o botão Comprar mais eficiente para o seu site? Conte os resultados!