Limites devem ser impostos: o cliente não tem sempre razão

Há séculos, é muito comum se ouvir em diversas áreas que “o cliente tem sempre razão”. Claro que ele é extremamente importante e o principal gerador de negócios nas empresas e deve ser tratado com toda a deferência que merece. Ainda mais em tempos de recessão econômica, fidelizar um cliente pode ser a diferença entre um balanço positivo ou negativo. Porém, limites devem ser impostos. O cliente não tem sempre razão. A relação entre empresas e clientes deve ser transparente e clara. É preciso que o escopo de produtos e…

O varejo e a Internet das coisas: Como se preparar

Não há dúvidas de que a Internet das Coisas chegou para ficar. Anunciada como tendência há poucos anos, hoje é fato e vem ganhando espaço gradativamente no setor de varejo. Segundo o Gartner, serão 26 bilhões de produtos inteligentes e conectados em uso em 2020. No entanto, os varejistas podem não estar cientes do impacto que a Internet das Coisas (IoT) terá sobre a forma como eles administram os seus negócios. A Internet das Coisas (IoT) é composta por um número cada vez maior de dispositivos conectados à internet, construídos…

Como aumentar a clientela do seu restaurante

Este artigo Roberto Monteiro apresenta ações para você manter seus atuais clientes e aumentar a clientela do seu restaurante. O hábito de comer fora está presente na vida de muitos brasileiros, seja pela praticidade de não precisar cozinhar, seja pelo prazer de provar um prato diferente. Surgidos na França no século XVIII, os restaurantes são assim chamados porque vendiam caldos nutritivos aos doentes e os restaurava da enfermidade. Os empresários e microempresários perceberam que essa atividade pode ser muito lucrativa, por isso existem diversos estabelecimentos que oferecem os mais variados…

Você vende para os novos clientes velhos?

Com a competição acirrada entre as empresas, busca-se o crescimento da base de clientes para rentabilização dos resultados, fortalecimento da marca e valor de mercado. Para isso, a corporação investe na aquisição de dados, Big Data, CRM, entre outras ferramentas. Todas as ações são válidas, mas até que ponto você conhece o cliente da casa? De acordo com um levantamento da Duke University, o investimento em dados vai dobrar até 2018. Já os budgets de marketing devem saltar 8,7% no ano que vem, representando o maior crescimento desde 2012. Para…

Como estimular as vendas das micro e pequenas empresas no 2º semestre?

O que pode ser feito para estimular as vendas das micro e pequenas empresas no segundo semestre para aproveitar as oportunidades dessa época do ano em que geralmente há maior atividade econômica? Empreender é identificar oportunidades de negócio e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios. Hoje, no Brasil, são aproximadamente 8,5 milhões de micro e pequenos empreendedores, de acordo com levantamento do Sebrae, representando quase 99% das empresas existentes no País. Mas o que mais afeta os investimentos desses empresários? A pesquisa O céu e o inferno do…

Também há venda consultiva no varejo

Clientes sempre tiveram comportamentos diferentes, dependendo do tipo de produto ou serviço que estão comprando. Com a infinidade de opções ofertadas, cresce a necessidade da venda consultiva no varejo. Uma compra de supermercado tem características diferentes de uma compra em uma loja de roupas ou de eletrodomésticos. Da mesma forma, um cliente que contrata um canal de filmes na TV por assinatura tem reações completamente diferentes de outro que assina um canal de esportes. Se sempre foi assim, qual a nova novidade? O que aparece como novidade são empresários e…

Saiba como vender para mulheres

Neste artigo apresentamos algumas idéias fundamentais sobre como vender para mulheres com suas características de consumo. O principal desafio dos profissionais de marketing é descobrir, de forma precisa, o que os seus clientes querem. Consumidores são diferentes. Por isso, cada um deve ser abordado de maneira distinta. É necessário utilizar técnicas específicas com cada público-alvo. O público feminino, por exemplo, tem um forte potencial. Normalmente, as mulheres tomam a maioria das decisões de compra em família. Historicamente, são elas que costumam escolher as marcas consumidas em suas residências. Desse modo,…

Ações práticas para potencializar os negócios em tempos difíceis

Tenho escutado muita gente falando de crise e reclamando dos resultados, mas quando eu pergunto o que elas têm feito de novo e diferente para superar esse momento negativo da economia, muitas vezes fico sem resposta. Um grande risco é ficar parado esperando a crise passar. É hora de se mexer, de sair da zona de conforto e buscar novos caminhos para potencializar os negócios em tempos difíceis. Se seguirmos os mesmos caminhos, colheremos não os mesmos números, mas sim, piores. Em tempos difíceis, é preciso fazer mais, ir além…

Dicas para organizar melhor sua equipe de vendas

O departamento comercial é considerado o coração de toda empresa. Portanto, se a equipe de vendas não estiver bem estruturada e entrosada dentro desse processo, pode haver uma série de problemas que impactam na diminuição das vendas.

Gestores comerciais de pequenas e médias empresas têm também o desafio diário de administrar várias equipes de vendas, compostas por profissionais de diferentes perfis. Além disso, é preciso saber lidar com clientes dos mais diversos segmentos, com prazos decisórios, processos de vendas, necessidades, poder de barganha e volume de compra diferentes entre si.

Observando este cenário, o grande desafio para o gestor de uma PME é saber organizar seu departamento comercial, visando ajudar o crescimento da empresa como um todo. Por isso, elenco abaixo três dicas que podem ajudar nesse momento: (mais…)

A Bíblia de vendas

Consagrado como o melhor livro de vendas já publicado, este best-seller tem ajudado centenas de milhares de pessoas a enfrentar e resolver os desafios de vendas. Esta nova Edição Atualizada inclui os 10,5 Mandamentos do Sucesso em Vendas de Jeffrey Gitomer. Jeffrey Gitomer é uma autoridade global em vendas e seus livros já venderam mais de um milhão de cópias em todo mundo. A Bíblia de Vendas tornou-se um clássico no mercado editorial mundial e tem sido best-seller por mais de uma década. Detalhes do produto Autor: Jeffrey Gitomer Capa…

Como criar uma estratégia de marketing de excelência

Em tempos de crise, investir em uma estratégia de marketing de qualidade pode trazer inúmeros benefícios. Entre eles, o aumento da rede de clientes e a aproximação com o público-alvo. Além disso, a elaboração de conteúdo relevante proporciona mais destaque no meio digital, fazendo com que as pessoas encontrem mais facilmente quem utiliza essa estratégia.
O diretor geral da Haai Comunicação e Marketing, André Luiz de Freitas, que é também especialista em Comunicação e Marketing, explica que existem cinco passos primordiais para a elaboração de uma estratégia de marketing de excelência. “Não existe uma receita ou fórmula mágica para obter sucesso nesta área, porém, existem itens que devem ser considerados na hora do planejamento estratégico”, comenta.

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Tenha foco para vencer a crise

A economia do país esta passando por um momento delicado, diversos setores estão sendo atingidos. É preciso ter foco para vencer a crise ao lidar com o momento atual para não “quebrar”, não ter corte de funcionários e não precisar repassar o valor da matéria prima aos consumidores. Rubens Panelli Jr., especialista e consultor de gestão no varejo, dá dicas de como enfrentar a crise econômica. O varejo já está sentindo os efeitos da crise que se instalou no Brasil, para não cair em armadilhas fique de olho nas dicas…

5 passos para sua empresa enfrentar a crise do Brasil

Confira as dicas do especialista André Miotto para enfrentar a crise do Brasil e evitar que seus negócios sejam desestabilizados pelo cenário econômico negativo. O cenário econômico brasileiro não é animador. O Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central, prevê um recuo de 0,85% do Produto Interno Bruto em 2015. Caso o número se confirme, será a maior retração desde 1990. Além disso, inflação, câmbio e juros contribuem para que alguns setores da economia sofram mais que os outros, é o caso dos produtos ou serviços de luxo, negócios…